Agência Panafricana de Notícias

Haile Gebreselasié treina atletas africanos no Quénia

Nairobi- Quénia (PANA) -- O recordista mundial da maratona, o Etíope Hailé Gebreselasié, viaja para Nairobi, capital do Quénia, na próxima semana para dirigir um campo de treino de jovens atletas do continente, soube a PANA sábado de fonte desportiva.
A chegada da lenda etíope da maratona está prevista para 27 de Janeiro no âmbito duma digressão de três dias organizada pela empresa internacional de segurança G4S.
Ele estará acompanhado da antiga campeã mundial júnior de corta-mato, a Queniana Pauline Korikwiang, do atleta nigeriano dos 100 metros Obinna Metu, da especialista dos 200 metros Fanuel Keniosi do Botswana e da tenista de mesa Zodwa Mapanga da África do Sul.
Durante o campo de treino, Gebreselasié vai abordar questões essenciais sobre o atletismo e dará conselhos sobre a nutrição e a preparação com vista aos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
"O papel de Hailé é servir de mentor para este projecto no qual será implicado para o treino de todos os desportistas onde estes programas (G4S 4Teen) existem", disse a representante da G4S, Betty Koech.
O campo de treino será seguido duma corrida de diversão que terá a 29 de Janeiro e vai reunir 200 atletas, entre os quais o amigo de longa data e adversário de Gebreselasié, Paul Targat do Quénia.
Targat foi pentacampeão do mundo de corta-mato e duas vezes vencedor da medalha de prata dos Jogos Olímpicos.
Gebreselasie é um dos mais valorosos atletas de todos os tempos da longa distância.
Mais conhecido pelo nome de Neftenga na Etiópia, ele ganhou duas medalhas de ouro olímpicas, quatro títulos de campeão do mundo na sua especialidade (10 mil metros) antes de tentar a maratona.
No ano passado, ele bateu um novo recorde mundial de 2:03:59 em Berlim, na Alemanha.
O projecto "G4S 4Teeen" foi lançado há três anos para apoiar uma nova geração de estrelas oriundas de todos os cantos do mundo e que sonham competir em Londres em 2012.
Estes atletas participam em campos de treinos regionais e internacionais onde os membros se reúnem para seminários intensivos que lhes oferecem a oportunidade de melhorar os seus desempenhos e visitar outras partes do mundo.