Agência Panafricana de Notícias

Guiné-Conakry quer organizar CAN

Conakry- Guiné-Conakry (PANA) -- A Guiné-Conakry quer organizar o Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol em 2015 ou em 2017 e contatou a Agência Mundial dos Desportos (AMD) para a ajudar a elaborar um dossiê de candidatura, anunciou o ministro guineense da Juventude e Desportos, Thierno Aliou Diaouné.
O ministro afirmou, domingo à noite à televisão nacional, que a AMD ajuderá igualmente o seu departamento a mobilizar recursos para a construção de infraestruturas de qualidade no país.
Ele anunciou a finalização dum dossiê de "Planificação Estratégica Decenal dos Desportos" com o apoio financeiro das Nações Unidas que tem em conta todas as "grandes disciplinas".
Thierno Diaouné indicou igualmente que o Fundo de Investimento Chinês (CIF) iria gerir durante um ano o salário, cujo montante não precisou, do selecionador nacional, Michel Dussuyer, contratado recentemente com o de objetivo primordial de qualificar o "Syli National" para o CAN de futebol de 2012 no Gabão e na Guiné Equatorial.
O ministro da Juventude e Desportos anunciou que importantes ajudas do Banco Mundial destinadas ao desporto eram esperadas depois da instalação do novo Governo, que será empossado após a segunda volta das eleições presidenciais, prevista para 18 de Julho próximo.