Guiné Conakry pede apoio de Marrocos para seu desenvolvimento agrícola

Rabat, Marrocos (PANA) - O Presidente guineense, Alpha Condé, solicitou, quarta-feira, o apoio de Marrocos para acompanhar o seu país no desenvolvimento da sua agricultura.

"Desejamos que Marrocos ponha à nossa disposição a sua experiência em matéria de desenvolvimento agrícola", indicou o Presidente Alpha Condé em Meknès (centro de marrocos) durante a cerimónia de abertura do VII Encontro Marroquino da Agricultura sob o lema "a Agricultura Familiar".

Organizada em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a VII edição do Encontro Marroquino da Agricultura é marcada, este ano, pela presença dos chefes de Estado da República da Guiné Conakry, Alpha Condé, e do Mali, Ibrahim Boubacar Keita.

Por seu turno, Ibrahim Boubacar Keita sublinhou que a luta contra a pobreza passa pelo controlo do setor agrícola, bem como pelo controlo dos recursos haliêuticos.

Saudou a política de construção duma barragem cada ano em Marrocos, uma iniciativa do defunto rei Hassan II, pai do atual rei Mohammed VI.

Solicitou, neste quadro, o apoio de Marrocos para garantir a sobrevivência do rio Níger, fonte de vida para uma grande parte da região do Sahel, e que atravessa as zonas áridas do Mali e do Níger.

O Presidente maliano saudou, por outro lado, a implementação por Marrocos, duma nova política migratória que tende a regularizar a situação dos estrangeiros, principalmente os provenientes da África Subsariana, e a fim de favorecer a sua integração no seio da sociedade marroquina.

-0- PANA AT/IS/MAR/DD 25abril2014

25 Abril 2014 08:55:33


xhtml CSS