Guiné-Conakry consagra quatro milhões de dólares ao desenvolvimento da mulher

Conakry, Guiné-Conakry (PANA) – O Presidente da Guiné-Conakry, Alpha Condé, prometeu  desembolsar, nos próximos dias, 20 biliões de francos guineenses (mais de quatro milhões de dólares americanos) para  apoiar os projetos de desenvolvimento da mulher.

O chefe de Estado, que falava num encontro com várias mulheres do país, garantiu que esta soma que servirá de « fundo de solidariedade » deverá permitir à mulher realizar vários projetos de desenvolvimento.

Ele exortou as mulheres  «que não têm acesso ao crédito » a dirigirem rapidamente ao primeiro-ministro Mohamed Saïd Fofana propostas relativas à gestão dos fundos, e instou as futuras beneficiárias a criar associações femininas ou cooperativas.

Alpha Condé decidiu igualmente conceder nos próximos dias 10 biliões de francos guineenses (cerca de dois milhões de dólares americanos) aos jovens com vista a permtir-lhes criar projetos que possam participar na diminuição do desemprego que afeta mais de 60 porcento os jovens diplomados guineenses.

Por seu turno, a porta-voz das mulheres, Saran Touré, pediu às novas autoridades que ofereçam às mulheres « pelo menos 30 porcento » dos postos de responsabilidade, garantindo que «as Guineenses têm a competência e o talento » que podem permitir-lhes exitar em qualquer domínio onde estiverem colocadas.

O Presidente que se reuniu com os camponeses e os responsáveis dos Departamentos da Agricultura e do Ambiente para discutir sobre as vias e os meios de relançamento do setor agrícola, uma das suas promessas eleitorais,  reiterou que a sua eleição com 52,52 porcento dos sufrágios em novembro último para um mandato de cinco anos, renovável uma vez, foi obra das mulheres (que representam 52 porcento da população) e dos jovens.

-0- PANA AC/TBM/FK/IZ 08março2011

08 Março 2011 22:02:30




xhtml CSS