Agência Panafricana de Notícias

Guiné-Conakry amplia aeroporto da capital

Conakri, Guiné (PANA) – O Governo conakry-guineense vai empreender trabalhos de alargamento do aeroporto internacional de Conakry Gbessia, depois do acordo de concessão assinado segunda-feira em Conakry com o Grupo Aeroports de Paris (ADS) e o Fundo de Investimento Africa 50, constatou a PANA.

Os trabalhos, que vão durar pelo menos três ano e ao custo de 120 milhões de euros, visam conformar às normas o único aeroporto internacional do país  construído, em 1945.

O Presidente guineense, Alpha Condé, assistiu à cerimónia de assinatura do acordo de concessão e defendeu a necessidade de se ter “um parceiro viável e eficaz” para a empreitada.

Para o ministro guineense dos Transportes, Aboubacar Sylla, a concessão foi a “melhor opção” para o Estado que terá 34 por cento dos dividendos contra 33 por cento para o Grupo ADP e a mesma taxa para Empresa de Gestão do Aeroporto de Conakry (SOGEAC).

A SOAGEAC é uma empresa mista detida pelo Estado guineense em 51 por cento contra 49 por cento para a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o Grupo ADP e a Câmara de Comércio e Indústria de Bordeus.

As taxas de alargamento do aeroporto permitirão multiplicar por três a capacidade do terminal aeroportuário que poderá acolher um milhão e 500 mil  passageiro anualmente contra 580 mil atualmente.

Os trabalhos abrangerão a construção duma nova sala presidencial, o a extensão da pista de aterragem e a construção dum novo terminal.

As populações instaladas na zona aeroportuária situada no centro da capital deverão ser deslocadas brevemente.

Entre os projetos do Governo guineense figura a construção dum novo aeroporto em Mafrinya, a cerca de 40 quilómetros da capital.

-0- PANA AC/IS/SOC/JSG/MAR/IZ 20fev2020