Guillaume Soro desmente encontro com Presidente Ouattara na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d'Ivoire Costa  (PANA) - O serviço de comunicação do presidente da Assembleia Nacional da Côte d'Ivoire, Guillaume Kigbafori Soro, qualificou de "informação incorreta" a notícia posta a circular nalguns media e nas redes sociais sobre um alegado encontro seu com o Presidente da República, Alassane Ouattara.

Numa declaração tornada pública em Abidjan, o conselheiro de comunicação de Soro, Moussa Touré,  indica que, segundo tal "informação incorreta", o aludido encontro teria ocorrido em 29 de outubro passado, no Palácio Presidencial, entre o Presidente Ouattara e Soro.

"O presidente da Assembleia Nacional, como anunciou no seu regresso da Rússia, pediu uma audiência junto do chefe de Estado e aguarda ser recebido",  esclarece a nota.

Na sua edição de terça-feira, o diário "Le Jour Plus", próximo do primeiro-ministro Amadou Gon Coulibaly, intitulou "após seu encontro  com Ouattara, Guillaume Soro: 2020 não está na minha agenda", adicionando que "PAN chama seus  apoiantes para acalmar o jogo ".

Publicamente, os dois estadistas juram que as suas relações são excelentes, mas os pró-Soro continuam a denunciar uma alegada "caça às bruxas" a que estariam sujeitos, ao passo que muitos altos executivos próximos de Soro foram exonerados das suas funções sem formalismos.

A 9 de outubro último, as autoridades ivoirienses encarceraram o diretor do Protocolo de Soro, Souleymane Kamaraté Koné, no Centro de Detenção e Correção de Abidjan (Maca),  no quadro de investigações sobre a descoberta de um armazenamento de armas de seis toneladas na sua casa em Bouaké.

Na altura, Koné apontou o dedo acusador ao Presidente Ouattara como autor moral da sua detenção com o objetivo de atacar o seu chefe Soro para impedir a sua candidatura às próximas eleições presidenciais de 2020.

-0- PANA BAL/BEH/DIM/IZ 01nov2017

01 نوفمبر 2017 16:33:21




xhtml CSS