Guillaume Soro anuncia ocupação da Primatura em Abidjan

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – Guillaume Soro, nomeado primeiro-ministro por Alassane Ouattara, um dos Presidentes proclamados da Côte d'Ivoire, anunciou segunda-feira a realização dum Conselho do Governo na próxima sexta-feira na Primatura, situada em Plateau, na capital ivoiriense Abidjan, soube a PANA de fonte segura.

O braço-de-ferro entre Laurent Gbagbo, proclamado Presidente pelo Conselho Constitucional, e Alassane Ouattara, declarado eleito pela Comissão Eleitoral Independente (CEI), está longe de terminar, pois  os dois campos desmonstraram a sua recusa de ceder.

Segunda-feira, após uma reunião com o seu Governo, Guillaume Soro anunciou duas importantes decisões que poderão mudar os dados no fim desta semana.

A primeira decisão envolve o Conselho do Governo de Alassane Ouattara, que Gillaume Soro pretende organizar sexta-feira nas instalações da Primatura em Plateau.

"Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010, a fim fazer face às preocupações dos Ivoirienses e para atenuar os sofrimentos das populações, o Governo inteiro realizará o Conselho de Ministros nas instalações da Primatura em Plateau", afirmou.

A segunda decisão importante tomada pelo Governo de Alassane Ouattara é relativa à instalação, quinta-feira, do novo diretor-geral da Rádio Televisão Ivoiriense (RTI), na pessoa de Pascal Brou Aka, ex-jornalista neste órgão estatal.

Como Guillaume Soro, os Ivoirienses julgam que a crise pós-eleitoral na Côte d'Ivoire mergulhou cada vez mais a economia do país num abismo e a situação torna-se cada vez mais insuportável para a população que tem dificuldade para fazer face à carestia da vida.

O balanço económico é vermelho nas caixas das instituições financeiras, indicou o primeiro-ministro, afirmando que os salários dos funcionários do mês de Dezembro estão hipotecados.

Alassane Ouattara, que beneficia do apoio total da comunidade internacional, estabeleceu-se num hotel de Abidjan, que foi objeto de ataque de elementos do Exército lealista na manhã de segunda-feira, que foram rapidamente replicados pelas Forças Novas (FN), ex-movimento rebelde do qual Guillaume Soro é o secretário-geral.


-0- PANA GB/JSG/FK/TON 14Dez2010

14 Dezembro 2010 12:54:00




xhtml CSS