Agência Panafricana de Notícias

Guerra em Darfur "pertence ao passado", diz Presidente sudanês

Cartum, Sudão (PANA) – A população de Darfur deixou atrás dela os conflitos, depois de viver a violência da guerra e de tirar as lições dela, declarou o Presidente sudanês Omar Bashir.

Bashir, que está em visita à região, é citado esta sexta-feira pela imprensa oficial como tendo afirmado que "a guerra em Darfur não será relançada como o desejam os inimigos do Sudão. O povo de Darfur pagou o preço da guerra e tirou lições disso".

A Missão Conjunta das Nações Unidas e União Africana em Darfur (MINUAD) reconheceu que Darfur continua calma e que as pessoas começaram a regressar às suas aldeias.

O Presidente sudanês lançou uma estação de televisão no sul de Darfur, a primeira do género no Sudão, um país quatro vezes maior que França.

Bashir garantiu ao público que a situação em Darfur "é muito melhor do que no passado".

Nesta deslocação, o Presidente sudanês fez-se acompanhar por altos responsáveis do Governo Federal, diplomatas acreditados em Cartum e representantes de organizações internacionais, o que transmite a mensagem de que a região de Darfur está agora segura e pacífica.

-0- PANA MO/MA/NFB/JSG/FK/IZ 30nov2018