Grupo Suez instala 40 unidades de produção de água potável na Côte d'Ivoire

Paris, França (PANA) – O grupo francês Suez prometeu instalar, na Côte d’Ivoire, 40 unidades compactas modulares de produção de água potável duma capacidade total de 92 mil metros cúbicos por dia para abastecer 18 cidades em 17 províncias, soube a PANA esta quarta-feira.

Iniciado em 2011 para fazer face ao crescimento demográfico, o programa de reabilitação das infraestruturas hidráulicas começou com as grandes cidades, e concentra-se doravante nas cidades médias, segundo fonte da empresa.

O programa consiste em dar soluções rápidas às populações carentes de água e de sistemas  de análise de água de superfície metálicas, denominados "UCD", cuja conceção está adaptada aos constrangimentos locais”, sublinha o grupo Suez num comunicado de imprensa.

O projeto, baseado num  contrato de 19  milhões de euros assinado a 2 de março último entre Suez e o Ministério ivoiriense das Infraestruturas Económicas para o  fornecimento e instalação das 40 unidades, inscreve-se no quadro do Plano Nacional de Desenvolvimento de 2016 a 2020 da Côte d’Ivoire e responderá às necessidades de água potável de quase 450 mil pessoas.

No seu comunicado transmitido  à PANA, o grupo Suez refere que as 10 primeiras unidades entregues "serão instaladas rapidamente para responder à procura de zonas onde a distribuição de água potável é hoje parcial devido a uma rede de distribuição incompleta ou a um disfuncionamento e a uma obsolescência da estação existente.

Tido como líder mundial na gestão inteligente e sustentável de recursos, o grupo Suez está presente em África desde a construção da fábrica de análise de água de Djoué, em Brazzaville (Congo), em 1952.

O grupo construiu mais de 500 fábricas de água potável e de saneamento e liga a maioria das capitais africanas das quais Nairobi (Quénia), Ouagadougou ( Burkina Faso), Dar es Salam (Tanzânia) e Bamako (Mali).

-0- PANA BM/IS/FK/IZ 07março2018

07 mars 2018 17:02:22


xhtml CSS