Grande prémio do FESPACO passa de 10 para 20 milhões de francos CFA

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os organizadores do Festival Pan-africano do Cinema e Televisão de Ouagadougou (FESPACO) anunciaram, quinta-feira, a revalorização do grande prémio "Estalão de Ouro de Yennega", que vai passar de 10 para 20 milhões de francos CFA (cerca de 35 mil dólares americanos) por ocasião da 24ª edição prevista para 28 de fevereiro a 7 de março de 2015, na capital burkinabe.

O segundo prémio será recompensado por 10 milhões de francos CFA (17 mil dólares americanos) e o terceiro prémio por uma recompensa de cinco milhões de francos CFA (cerca de nove mil dólares americanos), indicou o delegado-geral do FESPACO, Ardiouma Soma.

Segundo Soma, o prémio de Ouro é três milhões de francos CFA (cerca de cinco mil dólares americanos), o de prata dois milhões de francos CFA (quae três mil dólares americanos) e o de bronze um milhão de francos CFA (cerca de mil e 700 dólares americanos).

Uma outra inovação do próximo encontro do FESPACO que terá por tema "Cinema Africano: a Produção e a Difusão na Época do Digital" será a consideração dos cineastas da diáspora na competição longa metragem.

Segundo os observadores, dos 680 filmes inscritos, 133 foram escolhidos para a competição, incluindo 19 filmes para a competição oficial de longa metragem; 22 filmes para a competição oficial de curta metragem; 20 filmes para a competição oficial de documentários (nove filmes para a competição oficial das séries Tv e 15 filmes para a competição oficial dos filmes das escolas africanas de cinema).

Com o Egito como país convidado de honra, o júri será presidido pelo realizador-produtor ganense, Kwaw Ansah.

O Comité Nacional de Organização transquilizou os festivaleiros sobre as disposições de segurança instauradas para o bom desenrolar do evento.

"Tudo vai ocorrer bem. Nada de grave vai entravar o bom desenrolar das nossas atividades", prometeu o presidente do comité nacional de organização, Désiré Ouédraogo.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/IZ 12fev2015

12 Fevereiro 2015 20:23:56


xhtml CSS