Graça Machel homenageia Nelson Mandela em maratona

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA)   - A viúva do ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela, Graça Machel, confirmou a sua paricipação na “Maratona dos Heróis” organizada domingo na cidade do Cabo Oriental.

A quarta edição desta maratona inscreve-se no quadro das celebrações previstas pelo Governo da província em homenagem a Nelson Mandela, estadista de envergadura internacional falecido em 2013.

O evento comporta quatro diferentes corridas de cinco a 42 quilómetros, a principal que deve partir do aeroporto de Mthatha para acabar em Qunu, onde o ex-chefe de Estado cresceu e foi sepultado.
  
Machel é advogada dos direitos das mulheres e das crianças e recebeu a medalha Nansen do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em 1995.

Ela representa a única mulher a ter sido a Primeira Dama em dois países diferentes. Ele foi com efeito Primeira-Dama de Moçambique de 1975 a 1986, enquanto esposa do Presidente Samora Machel.  Após a morte deste último num acidente aéreo, na África do Sul, ela  casou-se com o vencedor do Prémio Nobel da Paz, Nelson Mandela, em 1998.

-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/FK/IZ 4dez2017

04 décembre 2017 11:17:13




xhtml CSS