Agência Panafricana de Notícias

Grã-Bretanha forma agentes de segurança nigerianos

Abuja- Nigéria (PANA) -- Pessoal do Exército, das Alfândegas, dos Serviços de Imigração, da Defesa Civil e de outras agências de segurança da Nigéria participam numa formação de duas semanas sobre defesa, segurança e inteligência iniciada esta segunda-feira em Abuja, a capital federal.
O curso de formação pretende dotar os participantes de meios para explorar e compreender as questões chaves ligadas ao terrorismo e ao contra-terrorismo, às operações conjuntas, à governação, à gestão e à planificação em matéria de defesa e segurança, às relações civilo-militares, bem como ao desenvolvimento de redes sãs e eficazes.
Ele é organizado pelo National Defence College da Nigéria, em parceria com o Governo britânico, através da Royal Defence Academy, e a Crandfield University do Reino Unido.
Falando na abertura do curso, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Oluseyi Petinrin, pediu aos participantes para trabalhar em colaboraçao para a melhoria do desempenho do setor da defesa da Nigéria.
"Isto é necessário pois a ameaça terrorista e o conflito armado tiveram um impacto sobre a transformação do setor da defesa, criando uma necessidade forte de agentes que operam num contexto de defesa e segurança a fim de serem informados sobre as últimas evoluções e doutrinas em matéria estratégica e operacional", explicou o general Oluseyi Petinrin.