Governo sudanês pronto para negociações de paz para Darfur

Cartum- Sudão (PANA) -- O governo do Sudão disse estar pronto para participar "plenamente" na sexta ronda das negociações de paz com os rebeldes da província de Darfur (oeste), cujo início está previsto para 15 de Setembro em Abuja (capital federal da Nigéria).
Cartum está a discutir com o Movimento de Libertação do Sudão (SLM) e o Movimento para a Justiça e Igualdade (JEM) no quadro de negociações facilitadas pela União Africana (UA).
Estas negociações visam pôr termo aos combates que eclodiram em Fevereiro de 2003 entre os grupos rebeldes devido à "marginalização e a indiferença" do governo em relação às populações da conturbada província sudanesa.
O negociador principal do governo Majzoob Khalifa Ahmed disse domingo, durante uma conferência de imprensa, que 2005 será "um ano de paz no Sudão" e reafirmou a determinação de Cartum a negociar "no interesse da nação".
O ex-secretário-geral da Organização da Unidade Africana (OUA) Salim Ahmed Salim é o medianeiro-chefe da UA nestas discussões de Abuja.
A UA desdobrou mais de cinco mil observadores militares para supervisionar o acordo de cessar-fogo assinado em Abril de 2004 entre o governo de Cartum e os rebeldes de Darfur.
Os combates em Darfur fizeram cerca de 180 mil vítimas e mais de um milhão de desalojados, segundo as Nações Unidas e as organizações humanitárias.

12 Setembro 2005 12:06:00




xhtml CSS