Agência Panafricana de Notícias

Governo sudanês chamado a melhorar diálogo com UNAMID

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O Conselho da Segurança e Paz (CPS) da União Africana (UA) apelou ao Governo sudanês para melhorar o diálogo e a cooperação com a UNAMID (Operação Híbrida da União Africana e Nações Unidas em Darfur).

Ao notar que havia «desafios maiores » que obstruem a efetividade da para a implantação do núcleo do seu mandato

O diálogo e a cooperação entre o Sudão e a UNAMID devem estar em harmonia com as disposições do acordo que o Governo sudanês assinou com a Organização das Nações Unidas (ONU) e UA relativo ao estatuto da UNAMID, segundo a decisão adotada segunda-feira última em Addis Abeba durante a 425ª sessão do CPS.

Na sua reunião, dedicada a exame estratégico das operações da UNAMID, o CPS saudou igualmente as tropas e a Polícia dos países contribuintes pelo papel positivo que continuam a desempenhar.

Exortou-os a melhorarem o desempenho dos seus contingentes, nomeadamente realizando reuniões com os prorietários do material militar a fim de reforçarem a efetividade do seu papel no seio da UNAMID.

O exame das operações da UNAMID está a ser lançado em aplicação da resolução 2113 (2013) do Conselho de Segurança (CS) da ONU adotado a 30 de julho de 2013.

Segundo um comunicado divulgado em Addis Abeba terça-feira, o CPS exprimiu a sua boa vontade de participar na avaliação e na análise dos resultados da UNAMID após 12 meses de mandato, lembrando ao mesmo tempo a necessidade dum envolvimento contínuo e das consultas com a UA através do processo, em consonância com a natureza híbrida da operação.

-0- PANA AR/VAO/MTA/TBM/FK/DD 26março2014