Agência Panafricana de Notícias

Governo reduz recolher obrigatório no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe anunciou sexta-feira uma redução do recolher obrigatório instaurado desde o golpe de Estado de 17 de setembro último no território nacional, indica um comunicado governamental publicado no mesmo dia.

O anunciou segue-se à rendição do chefe dos golpistas, o general Gilbert Diendéré, antigo braço direito do ExPresidente burkinabe Blaise Compaore, derrubado por uma revolução popular a 31 de outubro de 2014 após 27 anos de poder absoluto.

O Governo burkinabe informou que, a partir de 02 de outubro, o recolher obrigatório começará por volta de uma hora de manhã e terminará às quatro horas de manhã.

Assim sendo, convidou "as populações das cidades e das aldeias a respeitarem estritamente estes novos horários e ficarem vigilantes".

Trata-se da segunda remodelação do recolher obrigatório desde a sua instauração pelos golpistas do ex-Regimento de Segurança Presidencial (RSP) na sequência do golpe de Estado que fez uma dezena de mortos e mais de 200 feridos.

Elementos do RSP, autores do golpe de Estado, foram assaltados pelos soldados do Exército regular terça-feira última estes entrincheirados no seu campo.

O brigadeiro Gilbert Diendéré, o mentor deste ato antidemocrático contra o Governo de transição, tinha-se refugiado na Embaixada do Vaticano pouco depois do ataque ter sido lançado contra o seu bastião, acabando por ser entregue quinta-feira última às autoridades para que responda diante da Justiça.

-0- PANA NDT/BEH/SOC/MAR/DD 03out2015