Agência Panafricana de Notícias

Governo queniano abre cinco consulados nos Estados Unidos

Nairobi, Quénia (PANA) – O Quénia tenciona abrir cinco consulados nos Estados Unidos, para melhor servir a sua diáspora e facilitar a sua participação nas eleições gerais de 2017, indicou o Ministério queniano dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional.

Numa declaração formulada durante um encontro com a diáspora queniana em Los Angeles, o secretário de Estado para os Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional, Amina Mohamed, sublinhou que os cônsules honorários para Dallas, Boston, Chicago e Minneapolis serão brevemente nomeados enquanto a escolha dum cônsul para Seattle espera pela sua aprovação.

« O Presidente Uhuru Kenyatta pediu-me para vos transmitir os seus melhores cumprimentos e garantir-vos a sua solidariedade para com todos os Quenianos que residem, trabalham e estudam na Califórnia e noutros Estados americanos », declarou o secretário de Estado durante a reunião.

O Governo queniano atribui uma grande importância à diáspora queniana, devido nomeadamente à sua pertença à família queniana alargada, mas igualmente graças à sua contribuição para o desenvolvimento.

No ano passado, os Quenianos residentes no estrangeiro enviaram um bilião e 500 milhões de dólares americanos ao país e a comunidade queniana residente nos Estados Unidos representa 50 porcento desta soma.

-0- PANA DJ/AR/AKA/TBM/SOC/FK/IZ 28abril2015