Governo ordena inquérito sobre organização de certame turístico em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O ministro cabo-verdiano da Economia e Emprego, José Gonçalves mandou abrir um inquérito sobre a organização da 1ª Gala Cabo-Verde Tourism Awards, um certame destinado a premiar os melhores no setor a nível nacional, decorrido a 30 de setembro último na ilha do Sal, apurou a PANA segunda-feira, na cidade da Praia, de fonte segura.

De acordo com um comunicado oficial, este inquérito, ordenado pelo membro do Governo que tutela o setor do Turismo, pretende apurar questões relacionadas com a contratação da organização do evento e aspetos relativos à execução de despesas ordenadas pela Direção Geral do Turismo e Transportes.

O anuncio da abertura da inspeção surgiu pouco tempo depois do ministro da Economia e Emprego ter aceite, domingo último, um pedido de demissão do diretor-geral do Turismo e Transportes, Carlos Jorge dos Anjos, que alegou “razões de foro pessoal” para a tomada de decisão.

Também em comunicado, o Governo adiantava que o ministro José Gonçalves, depois de ter aceite este pedido de demissão, encetou contactos no país, para preencher o vazio deixado com esta “decisão repentina”.

No entanto, relatos na imprensa local apontam que essa demissão pode relacionar-se com a realização dessa gala e com o inquérito aberto pelo Governo para apurar irregularidades e assacar responsabilidades.

Segundo o jornal online Santiago Magazine circulam informações de que Carlos Jorge dos Anjos terá sido “forçado” a pedir demissão.

“O seu desempenho à frente do Turismo e Transportes estava a ser bastante criticado dentro e fora do Ministério da Economia. O setor dos transportes é o caos que se conhece e, no turismo ,caiu mal a forma como foi organizada a cerimónia dos prémios aos operadores turísticos, com suspeitas de resultados concertados e predefinidos”, escreve o Santiago Magazine.

Na 1ª Gala Cabo Verde Tourism Awards foi realizada pela Direção-Geral do Turismo em parceria com a Televisão Independente de Cabo Verde (TIVER).

A maior parte dos óscares do certame, que visam distinguir projetos e iniciativas que tenham contribuído para o reforço da competitividade e melhoria da oferta turística do destino, foi entregue a dois operadores económicos sediados na ilha do Sal.

O grupo Meliá Dunas Beach Resort

10 Outubro 2017 11:44:41


xhtml CSS