Governo nigeriano cria equipa de resposta de emergência à epidemia de Ébola

Abuja, Nigéria (PANA) - Uma equipa de emergência foi criada pelo Ministério da Saúde da Nigéria e já está à espera do seu desdobramento em qualquer parte do país no caso de deteção duma epidemia de doença do vírus Ébola, soube-se de fonte oficial em Abuja.

De acordo com a fonte, o ministro da Saúde, Isaac Adewole, informou o Conselho Executivo Federal (FEC) quarta-feira sobre um alerta da Nigéria face a um eventual sinal da doença depois dos casos já assinalados na República Democrática do Congo (RDC).

"O que devemos fazer é intensificar o alerta em todas as nossas fronteiras, sejam elas terrestres, marítimas e aéreas, para podermos identificar rapidamente um eventual caso, propor uma despistagem e um isolamento no sentido de se conter a Ébola", declarou.

Citando o Presidente interino, o governante disse que se deve intensificar todas as atividades nos pontos fronteiriços.

Disse também já ter visitado os serviços portuários de saúde no aeroporto internacional Nnamdi Azikiwe a fim confirmar que as atividades de supervisão estão em curso.

"Constituimos um grupo de trabalho de alerta para a Ébola presidido por Basanyi que dirigiu efetivamente o contingente nigeriano na Libéria para o programa de controlo da patologia", acrescentou.

As operações efetuadas para conter a doença foram financiadas com subsídios orçamentais  normais, mas fundos suplementares poderão ser necessários, preveniu o ministro nigeriano da Saúde.

-0- PANA MON/AR/MTA/BEH/SOC/MAR/DD 18maio2017

18 Maio 2017 10:45:01


xhtml CSS