Governo nigeriano chamado a capturar pastores autores de massacres no norte do país

Abuja, Nigéria (PANA) - A União Europeia (UE) pede ao Governo Federal da Nigéria para capturar criadores de gado responsáveis pela matança de um grande número de Nigerianos no norte, a fim de permitir à justiça seguir o seu curso.

Entre 2013 e 2017, foram registados 47 ataques de pastores Fulani armados e mais de mil e 878 mortos no único Estado do centro-norte de Benue, referiu-se a UE no seu pedido formulado segunda-feira última em Bruxelas,na Bélgica.

A  11 de janeiro de 2018, 73 pessoas, incluindo mulheres e crianças, mortas por pastores nas primeiras horas do Ano Novo de 2018, foram enterradas numa vala comum, dum total de 91 mortos registado até ao momento.

De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado de Benue, em colaboração com as agências de ajuda federais nigerianas, mais de 99 mil e 427 casas foram destruídas durante atos de violência, enquanto 170 mil cidadãos do Estado do Norte vivem em 10 campos de deslocados internos.

Os chefes de missão desta instituição alarmam-se com a escalada de conflitos entre pastores e agricultores na Nigéria. Saudamos a visita do Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, aos Estados afetados, de acordo com um comunicado do chefe de missão da UE em Abuja, a capital federal nigeriana.

Porém, lê-se na nota, encorajamos o Governo e todas as partes em causa a envolverem-se fortemente a fim de promover um diálogo construtivo com o objetivo de encontrar soluções viáveis e políticas económicas duráveis que permitam a todos viverem em paz, independentemente das suas etnias ou das suas religiões.

"Num primeiro lugar, os autores da violência devem ser levados à justiça e a União Europeia  (UE)  confirma o seu pleno apoio ao Governo e ao povo nigerianos na sua luta contra a violência em todas as suas formas e expressa as suas condolências e simpatia às famílias das pessoas mortas ou feridas ", defende a UE na sua declaração.

-0- PANA MON/VAO/MTA/BEH/DIM/DD 14março2018

14 Março 2018 13:48:31


xhtml CSS