Governo moçambicano quer relançar projecto agrícola Mozagrius

Maputo- Moçambique (PANA) -- O governo de Moçambique vai assinar brevemente um acordo com a Cooperação Sueca para garantir o financiamento do projecto Mozagrius, concebido para o aproveitamento das potencialidades agrícolas da província do Niassa.
De acordo com o ministro moçambicano da agricultura Helder Muteia, a ideia é tambem estreitar a cooperação com os agricultores no terreno, maioritariamente moçambicanos.
Mozagrius é um projecto lançado há já alguns anos para o aproveitamento das potencialidades agrícolas de Niassa, uma das maiores e mais ricas províncias de Moçambique.
Incialmente, o projecto incluía a participação de agricultores sul africanos que tinham cobertura financeira da SACADA, a Câmara dos Agricultores da África do Sul.
Devido a problemas sobretudo financiamento, os agricultores sul-africanos retiraram-se do projecto, facto que levou o mesmo a entrar em crise.
Presentemente, estão em actividade no Niassa apenas agricultores de três nacionalidades: sul africanos, italianos e moçambicanos, num total de doze.

20 Setembro 2003 19:57:00


xhtml CSS