Governo mauritano reflete sobre criação de sistema de seguro agrícola

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo  mauritano iniciou uma reflexão com vista à criação dum sistema de seguro agrícola, segundo uma declaração publicada no termo duma reunião semanal do Conselho de Ministros de quinta-feira última.

Durante esta reunião, o Governo apresentou uma comunicação com objetivo de expor as conclusões dum estudo lançado numa perspetiva de criar um seguro agrícola e que contém propostas a aplicar para a criação duma instituição especializada neste domínio.

A Mauritânia é um país sahelo-sariano com um imenso território desértico que torna aleatórias  as atividades agrícolas devido a um ciclo recorrente de seca e à invasão frequente de gafanhotos peregrinos e de aves granívoras, a que se junta o novo aspecto da mudança climática.

Em 2015, o Governo mauritano assinou um seguro junto duma Companhia Pan-africana (ARC), para permitir às zonas mais vulneráveis fazerem face à ameaça da insegurança alimentar induzida por um longo período de interregno  entre as recolhas e a sementeira.

Para responder às necessidades de cada agricultor, existem seguros gerais, mas também seguros específicos para cada atividade para fazer com que os agricultores, vítimas dum eventual sinistro, sofram poucos danos.

-0-PANA SAS/BEH/SOC/FK/DD 10julho2015

10 Julho 2015 14:57:22


xhtml CSS