Agência Panafricana de Notícias

Governo mauritano anuncia prosseguimento do censo e ameaça manifestantes

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O ministro mauritano do Interior, Mohamed Ould Boilil, anunciou o prosseguimento da operação do recenseamento da população e advertiu contra ações suscetíveis de perturbar a ordem pública, indica uma declaração divulgada esta quarta-feira pela imprensa do Estado.

Esta declaração foi feita após vários dias de motins na cidade de Kaédi, a 430 quilómetros a sudeste de Nouakchott, e noutras localidades do vale do rio.

Estes motins contra o censo fizeram um morto a tiro e vários feridos terça-feira na cidade de Maghama, a 120 quilómetros a leste de Kaédi.

O Governo mauritano rejeitou as manifestações que seriam « a obra de atores políticos malevolentes e pouco preocupados com o interesse nacional ».

Deplorando a morte do jovem de Maghama, o ministro Mohamed Ould Boilil indicou que os distúrbios ocorridos nos últimos dias em várias localidades estiveram na origem « de destruições de bens do Estado e dos cidadãos ».

Através destas manifestações, jovens provenientes da comunidade negra da Mauritânia denunciam um censo « drisciminatório e racista ».

-0- PANA SAS/JSG/FK/IZ 28set2011