Agência Panafricana de Notícias

Governo marroquino discute com enviado das Nações Unidas sobre questão do Sara Ocidental

Rabat, Marrocos (PANA) – O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Salaheddine Mezouar, reuniu-se quinta-feira em Rabat com o enviado pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas no Sara Ocidental, Christopher Ross, em visita a Marrocos no quadro dum périplo regional que vai conduzí-lo também aos campos dos refugiados sarauís em Tindouf, em Argel e em Nouakchott.

Segundo um comunicado do Ministério marroquino dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, "este encontro realiza-se após as conversas telefónicas entre o Rei de Marrocos, Mohammed VI, e o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a 22 de janeiro último, durante as quais, a parte marroquina pediu esclarecimentos e garantias".

O chefe da diplomacia marroquina reafirmou, durante as discussões com Ross, «a disponibilidade de Marrocos de cooperar com o enviado pessoal de Ban Ki-moon e de apoiar a operação de facilitação que ele está a realizar em conformidade com as conversas telefónicas entre o Rei de Marrocos e o Secretário-Geral da ONU », acrescenta o comunicado.

Marrocos recusou-se, ultimamente, a receber Ross, exigindo garantias sobre a sua neutralidade e a necessidade de determinar as suas competências com precisão.

A visita de Ross a Rabat realiza-se na perspetiva da apresentação, em abril próximo, do relatório do Conselho de Segurança sobre o diferendo do Sara Ocidental.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/ TON 13fev2015