Agência Panafricana de Notícias

Governo maliano condena agressão de jornalista no país

Bamako, Mali (PANA) – O ministro maliano da Economia Digital e Comunicação afirmou ter sabido “com estupor e consternação que o jornalista animador Madou Kanté, mais conhecido por Marechal Madou, foi vítima de agressão a 25 de julho de 2017”, indica um comunicado transmitido esta quarta-feira à PANA, em Bamako.

O governante maliano "condena com veemência esta agressão e exprime a sua compaixão à vítimas, aos seus próximos e a toda a imprensa maliana", prossegue o comunicado.

Ele precisa que as investigações estão em curso a níveis dos serviços competentes para identificar o(s) autor(es) "deste ato inaceitável que não deve continuar impune".

O responsável maliano exprimiu a sua solidariedade nesta trágica prova a todos os atores da paisagem mediática nacional e reafirmou o seu compromisso com a liberdade de expressão e o "reforço dos espaços de liberdade e de expressão no nosso país" conclui a nota.

Madou Kanté, um dos opositores à revisão constitucional no Mali, foi agredido de forma selvagem na noite de 24 a 25 de julho corrente em Diébougou, bairro leste de Bamako, quando estava a telefonar.

Três ministros do Governo maliano e vários opositores dos quais o líder da oposição republicana, Soumaila Cissé visitaram o doente num hospital da capital maliana.

Segundo várias fontes, Madou Kanté foi operado com sucesso e o seu Estado de saúde é julgado satisfatório.

-0- PANA GT/IS/FK/IZ 26julho2017