Agência Panafricana de Notícias

Governo líbio pede maior vigilância face a perigos de ameaças no país

Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro líbio do Interior, Fathi Bachagha, exortou, durante o seu encontro com os ministros da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, e do Qatar, Khaled al-Attiyah, na segunda-feira à noite, em Tripoli, à necessidade de ter cuidado com os perigos que ainda ameaçam a Líbia, acrescentando que "a guerra pode ser retomada a qualquer momento".

Bachagha elogiou o papel da Turquia e do Qatar e o seu apoio ao Governo líbio na guerra de Tripoli, sublinhando que "o encontro exprime os laços de fraternidade e vínculo entre irmãos na Turquia e no Qatar, o que resultou na consolidação da cooperação conjunta entre a Líbia, a Turquia e o Qatar em todas as áreas, especialmente a segurança".

Durante a reunião, Bachagha reviu o mecanismo de trabalho do Ministério do Interior, que visa reforçar as capacidades, reformar e desenvolver as capacidades do pessoal do Ministério, de acordo com uma declaração oficial.

Por seu lado, o ministro turco da Defesa disse que "a Líbia significa muito devido à interdependência das relações bilaterais desde os tempos antigos e à harmonia das civilizações entre si, desde a história", sublinhando a necessidade da estabilidade da Líbia para que os Líbios possam beneficiardos benefícios e do potencial do seu país.

Akar expressou a aspiração do seu país a expandir a segurança e as relações militares com a Líbia de forma a servir o interesse comum dos dois países amigos.

Por seu turno, o ministro da Defesa do Qatar apelou a todos os líbios "para curar a fenda e ultrapassar este passo para fazer da Líbia um refúgio de paz".

A reunião contou com a presença de chefes de departamentos, agências e diretores de departamentos do Ministério líbio do Interior, bem como de vários lideres de segurança e militares da Turquia e do Qatar.

-0-PANA BY/BEH /DIM//IZ 18 agosto2020