Governo investe $ 36 milhões na digitalização de televisão no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O ministério da Economia e Finanças do Burkina Faso assinou, quinta-feira, um convénio de crédito de financiamento do projeto de Televisão Digital Terrestre (TNT, sigla em francês) avaliado em 22 bilhões e 500 milhões de FCFA (mais de 36 milhões de dólares americanos) com um polo bancário nacional, soube-se de fonte oficial.

Segundo um comunicado do Governo, a assinatura deste convénio de crédito marca um momento decisivo na mobilização de recursos necessários para garantir a transição digital no país.  

O projeto de TNT no Burkina Faso concerne, entre outros, a 35 sítios de implantação de infraestruturas e de equipamentos em todo o território e a 100 porcento da taxa de cobertura do território nacional pela televisão digital.

A isto se acrescenta um potencial mínimo de 15 a 20 canais gratuitos para o telespetador com um som e uma imagem de qualidade incomparável, um aumento esperado em matéria de produção audiovisual e de frequências concedidas para outras utilizações de valor acrescentados,nomeadamente o acesso à Internet móvel de débito muito elevado, aplicações de novas gerações.

O Governo da transição manifestou a sua gratidão ao polo bancário pela injeção destes financiamentos no setor das tecnologias da informação e da comunicação, "verdadeira alavanca do nosso desenvolvimento".

-0- PANA NDT/JSG/CJB/DD 28nov2015

28 Novembro 2015 10:03:49


xhtml CSS