Agência Panafricana de Notícias

Governo instaura recolher obrigatório na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – As autoridades tunisinas decidiram instaurar o recolher obrigatório em todo o território nacional a partir desta sexta-feira à noite devido a distúrbios que ameaçam a segurança pública.

« Tendo em conta os atentados contra bens públicos e privados no país e a continuação destes atos que representam um perigo para a segurança da pátria e dos cidadãos foi decidida a partir de 22 de janeiro de 2016 a instauração um recolher obrigatório em todo o território da República das 20 às 5 horas », anuncia um comunicado do Ministério do Interior.

Uma medida similar foi tomada terça-feira última em Kasserine, no centro-oeste do país, de onde partiu o movimento de protestos sociais após a morte por eletrocussão dum jovem desempregado.

Posteriormente, o movimento alargou-se a mais de 10 províncias do país.

A Tunísia decretou o estado de emergência desde finais de novembro último, na sequência do ataque suicida em que morreram 12 membros da segurança presidencial no centro de Túnis.

Este atentado foi reivindicado pela organização Daech (Estado Islâmico), bem como os perpetrados em março último contra o museu de Bardo e em junho passado em Sousse, que fizeram 60 mortos entre os turistas estrangeiros.

-0- PANA BB/JSG/FK/TON 22janeiro2016