Agência Panafricana de Notícias

Governo cria comissão de crise para apaziguar tensão na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro líbio da Informação, Mohamed Khalil Ben Saoud, anunciou terça-feira a criação duma "comissão de crise" que será encarregue de moralizar os discursos nos diferentes médias líbios, nomeadamente nas televisões privadas, para tomar em conta o período de transição crítica que atravessa o país.

Ben Saoud, que respondia a uma questão oral do Congresso Nacional Geral (Parlamento) depois da matança de 47 pessoas a 15 de novembro, reconheceu a ausência "duma política de moralização do trabalho mediático", sublinhando que o Ministério decidiu colmatar este vazio relativamente ao audiovisual privado.

Ele revelou que a comissão de crise criou células de coordenação com os diferentes gabinetes de comunicação do Governo e iniciou contatos com as cadeias de televisão líbias para as convencer a adotar um discurso menos agressivo, salientando a unidade nacional.

A comissão, que agrupa membros do Governo e responsáveis da agência líbia de notícias, da cadeia "Libye Nationale" e da Autoridade de Apoio à Imprensa, será encarregue de regular a imprensa governamental durante o período de crise que atravessa o país.

Ela terá igualmente como missão desenvolver o sentimento nacionalista nos cidadãos, assegurar a estabilidade a a paz social velando por que a imprensa realize o seu trabalho com base em princípios de transparência e de objetividade.

-0- PANA AD/IN/TBM/MAR/TON 20nov2013