Governo aponta perda do solo como maior desafio ambiental em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde admitiu, sexta-feira, que o maior desafio ambiental do país continua a ser os trabalhos de contenção e retenção do solo que o arquipélago continua a perder, apesar dos ganhos alcançados através dos esforços envidados na proteção ambiental.

Em declarações à imprensa local, por ocasião do Dia Mundial do Ambiente, o ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga, reconheceu que Cabo Verde continua com desafios “sérios” para vencer no domínio da conservação ambiental.

“Um desses desafios tem a ver com a perda de grandes quantidades de solo anualmente. Por isso, precisamos de resgatar o nosso amor pela árvore, pelos trabalhos de contenção e retenção dos solos, de proteção da natureza, e de retomar o ritmo que fez aumentar a área ambiental do país de cinco para 23 porcento atualmente”, adiantou.

Neste sentido, Antero Veiga apontou como meta ideal para este ano ter mais oito mil hectares de solo com cobertura vegetal.

Segunndo ele, o trabalho deve igualmente continuar, nomeadamente, através do programa de “florestas urbanas”, com a plantação de árvore nos centros urbanos, aldeias e povoações, definida como uma “frente muito sensível para a retenção do solo”.

O governante cabo-verdiano responsável pelo setor do ambiente aponta ainda como outro desafio a proteção da diversidade biológica, sublinhando que é preciso “reformar as ações” nesta matéria, juntamente com o princípio de desenvolvimento sustentável.

Ao mesmo tempo que se promove o crescimento económico, explicou, deve-se também acautelar “a coesão social e o equilíbrio ambiental”.

Neste sentido ele sublinhou que “a ação do homem é fundamental para a construção do futuro que queremos em termos de um ambiente mais saudável”.

Por isso, disse Antero Veiga, o Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho, é uma jornada de reflexão, “em que devemos todos fazer uma pausa e reflectir sobre como melhorar a nossa contribuição na preservação ambiental”.

-0- PANA CS/IZ 06junho2015

06 Junho 2015 13:08:11


xhtml CSS