Agência Panafricana de Notícias

Governo angolano decreta novo aumento do preço dos combustíveis

Luanda, Angola (PANA) - O Governo angolano anunciou uma nova subida do preço dos combustíveis a vigorar, a partir desta sexta-feira, passando a gasolina de 75 para 90 kwanzas angolanos o litro (um dólar americano equivale a 100 kwanzas), num aumento de 20 porcento.

De acordo com uma nota do Ministério das Finanças, a medida que surge três meses após a última alteração do preço dos combustíveis, enquadra-se “no âmbito da estratégia de melhoramento da qualidade da despesa pública, consubstanciada na redução da carga de subsídios”.

Com este novo reajuste do custo dos derivados do petróleo, o litro do gasóleo passa a ser vendido ao público ao preço de 60 kwanzas (cerca de 60 cêntimos do dólar americano).

Do regime de preços fixados, ficam excluídos o Fuel Leve, o Fuel Pesado e o Asfalto, cujos preços passam a ser formados no âmbito do regime de preços livres, cessando assim o ónus do Estado com o custeio de subvenções, refere o documento do Ministério das Finanças.

A nota explica que o novo reajuste permitirá ao Governo "criar espaço fiscal, para assegurar a sustentabilidade da política fiscal e garantir o financiamento do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017".

Antes da anterior alteração dos preços dos combustíveis introduzida em setembro deste ano, a gasolina e gasóleo eram vendidos respetivamente a 60 e 40 kwanzas o litro.

-0- PANA IZ 26dez2014