Agência Panafricana de Notícias

Governo adverte funcionários contra atividades políticas no Botswana

Gaborone, Botswana (PANA) - O Governo tswanês convidou os funcionários a abster-se de levar a cabo atividades políticas e a respeitar a Lei do Serviço Público.

A diretora administrativa da Função Pública, Ruth Maphorisa, indicou quarta-feira ser uma falta para um funcionário engajar-se numa atividade fora das suas obrigações e oficiais suscetível de o envolver numa controvérsia política.

"Todos os funcionários, incluindo os que ocupam cargos de dirigentes sindicais, devem lembrar-se desta disposição e são assim convidados a abster-se de qualquer declaração e participação nas atividades duma organização política", declarou Mariphosa.

Esta advertência é lançada depois que a Federação Tswanesa dos Sindicatos do Setor Público (BOFEPUSU) decidiu participar e influenciar a economia política, aderindo a partidos políticos e associações da sociedade civil na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Citando o artigo 5º da Lei da Função Pública, Mapharisa lembrou que os funcionários não devem ser membros ativos ou ocupar funções num partido político.

O Governo e os sindicatos do Botswana têm posições divergentes há cinco anos sobre o ajustamento dos salários.

-0- PANA DRW/MA/FJG/JSG/MAR/IZ 10maio2017