Governante líbio saúda desarmamento pelo Sudão de milícias Janjawid

Tripoli- Líbia (PANA) -- O secretário líbio para os Assuntos da União Africana, Ali Triki, saudou as disposições tomadas pelas autoridades sudanesas em relação ao desarmamento das milícias Janjawid (pro- governamentais) conforme o acordo de paz sobre Darfur (oeste sudanês) assinado a 5 de Maio último em Abuja, a capital federal da Nigéria.
Uma fonte oficial líbia indica que Triki disse domingo que estas disposições e a formação, no mesmo dia, duma comissão de segurança militar mista entre o governo sudanês e o Movimento de Libertação do Sudão (MLS), comprovam a seriedade das duas partes no seu compromisso de aplicar as disposições desta convenção.
O governante líbio acrescentou que a comissão tripartida, cuja formação foi sugerida pelo guia líbio Muamar Kadafi, reuniu-se recentemente em cartum, capital do Sudão.
Durante a sua reunião, a comissão analizpu as disposições com vista a implementar o acordo de paz sobre Darfur, região oeste sudanesa confrontada com uma guerra civil desde Fevereiro de 2003.

26 Junho 2006 21:24:00




xhtml CSS