Agência Panafricana de Notícias

Golpistas reúnem-se com emissários da CEDEAO na Guiné Conakry

Conakry, Guiné (PANA) - A junta militar no poder na Guiné Conakry, desde domingo último, depois de ter destituído o Presidente da República, Alpha Condé (83 anos de idade), prometeu, sexta-feira à tarde, à forte delegação ministerial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), presente no país, libertar o chefe do Estado deposto, soube a PANA de fonte sem informada.

confiou àdestituidoonte bem informada, próxima das discussões entre o tenente-coronel Mamady Doumbouya e os emissários dos chefes do Estado da África Ocidental.

O princípio da libertação de Condé, cuja data não foi avançada, mas exigida pelos chefes de Estado da CEDEAO durante a cimeira virtual extraordinária, realizada quarta-feira última terá sido obtido sem muita dificuldade.

Pouco antes do início das discussões entre o chefe da junta, o tenente coronel Mamady Doumbouya, e os emissários da CEDEAO, o Governo americano, através da sua embaixada na Guiné, manifestou o seu apoio à abordagem da CEDEAO e exigiu a libertação imediata do deposto Condé.

O Presidente destituído terå apelado aos emissários dos chefes de Estado da CEDEAO para levantarem a suspensão da Guiné Conakry das suas instâncias, decidida durante a cimeira extraordinária da organização subregional, quinta-feira última.

A mesma fonte precisa que a delegação se reuniu à porta fechada, por cerca de uma hora, com os golpistas antes do seu encontro com o ex-chefe de Estado guineense, sob a custódia dos militares.

A delegação chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Gana, Shirley Ayorko Botchway, incluiu os seus homólogos da Nigéria, Geoffrey Onyema, do Burkina Faso, Alpha Barry, e do Togo, Robert Dussey, e o presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou.

O presidente da Comissão da CEDEAO disse brevemente à imprensa, sem fornecer muitos detalhes, que a delegação manteve encontro com o Comitê Nacional de Recuperação para o Desenvolvimento (CNRD), chefiado por Mamady Doumbouya, antes de se encontrar com o Presidente deposto "que está bem de saúde."

-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 10setembro2021