Agência Panafricana de Notícias

Golpistas libertam Presidente de Transição e ministros no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Os golpistas anunciaram sexta-feira a libertação do Presidente de transição, Michel Kafando, e dos ministros no Burkina Faso, numa declaração assinada pelo presidente do Conselho Nacional para a Democracia (CND, Junta), general Gilbert Diendéré, que tomou quarta-feira à noite o poder.

No entanto, o comunicado distribuído à imprensa não precisa se o primeiro-ministro, tenente-coronel Yacouba Isaac Zida, faz parte dos «ministros libertos ».

O texto precisa que, na quinta-feira, o CND, liderado pelo seu presidente, general Diendéré, se reuniu com uma delegação da mediação internacional a pedido do Grupo Internacional de Apoio à Transição (GISAT).

O CND « tomou nota das mensagens de cada delegação e aceitou o princípio da mediação, antes de reafirmar o seu compromisso de não se eternizar no poder », acrescenta o texto.

Os militares detiveram, quarta-feira à noite, o Presidente de Transição, o seu primeiro- ministro e outros membros do Governo e os responsáveis das instituições, antes de criar o CND.

Um recolher obrigatório está em vigor das 19:00 às 06:00 horas locais, e as fronteiras terrestres e aéreas foram encerradas quinta-feira.

Numa mensagem à nação, as novas autoridades autorizaram os peregrinos burkinabes a efetuar a peregrinação aos lugares santos do Islão.

No dia de quinta-feira, três corpos foram descobertos na ruas de Ouagadougou e identificados como os de manifestantes mortos a tiros pelos militares, enquanto fontes hospitalares dão conta de 60 feridos.

Uma equipa de mediação africana liderada pelos Presidentes senegalês, Macky Sall, e beninense, Boni Yayi, era esperada esta sexta-feira em Ouagadougou.

-0- PANA NDT/TBM/FK/IZ 18set2015