Ghana cria 30 novas reservas florstais

Accra- Ghana (PANA) -- O Ghana anunciou nterça-feira a criação de 30 novas reservas florestais, uma iniciativa que se inscreve no quadro dos esforços visando promover a gestão do ambiente e a conservação duradoura da biodoversidade.
O ministro das Terras e Florestas, Dominic Fobih, revelou que o governo elaborou um projecto de conservação da biodiversidade das florestas previsto para uma duração de seis anos.
O tal projecto foi lançado com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento Mundial (FEM) com o objectivo de proteger as florestas virgens.
Trata-se de enfrentar a recua das florestas do Ghana e o avanço do deserto na fronteira com o Burkina Faso, a norte.
Os ecologistas expressaram a sua preocupação a respeito das más práticas culturais utilizadas, designadamente fogos de mato e abate anárquico de árvores, que ameaçam a vegetação do país.
Fobih indicou que cerca de 2,5 milhões de dólares seriam disponibilizados no quadro do Fundo de Investimento Comunitário a fim de encorajar a criação de empresas comunitárias, ressaltando a utilização dos recursos naturais ecologicamente duradouros e a gestão das florestas.
O programa abrangerá actividades como a criação de caracóis, apicultura, cultura de cogumelos e agro-florestação para permitir às comunidades gerarem fundos.

19 Maio 2004 10:20:00


xhtml CSS