General nigeriano chefia força sub-regional para combater Boko Haram

Abuja, Nigéria (PANA) – O major-general nigeriano Tukur Yusuf Buratai foi nomeado na liderança da Força Operacional Mutinacional Inter-armas (MNJTF) formada para lutar contra o grupo islamita Boko Haram.

O general Buratai já assumiu a sua função na nova sede do órgão militar sub-regional em N’Djamena , no Tchad.

A MNJTF  foi criada pelos países-membros da Comissão da Bacia do Lago Tchad (CBLT), que agrupa a Nigéria, o Tchad, o Níger e os Camarões, enquanto o Benin é membro de honra.

Esta organização tem o apoio de parceiros na luta contra a seita Boko Haram, nomeadamente França, Reino Unido e Estados Unidos.

Um comunicado publicado em Abuja pelo porta-voz das Forças Armadas Nigerianas, o major-general Chris Olukolade, indicou que a MNJTF foi dividida em três setores para maior eficácia nas suas operações.

Os países-membros da CBLT instalaram a "task force" para mutualizar os seus esforços com vista a encontrar uma solução comum e coordenada para os desafios de segurança na região da Bacia do Lago Tchad, em particular os problemas de segurança suscitados por terroristas na  região e em outras zonas.

A MNJTF vai trabalhar e colaborar com as forças dos países-membros na luta contra os terroristas.

Antes da sua nova nomeação, o major-general Buratai era diretor no Quartel-General das Forças Armadas em Abuja. Ele dirigiu a Escola de Infantaria Armada Nigeriana e a Brigada 2 do Exército Nigeriano.

-0- PANA MON/AR/MTA/IS/JSG/FK/TON 04junho2015

04 Junho 2015 17:06:52




xhtml CSS