General Haftar elevado ao grau de Marechal na Líbia

Benghazi, Líbia (PANA) – O Presidente do Parlamento líbio instalado em Tobruk, Aguila Salleh, elevou  esta semana o general Khalifa Haftar ao grau militar de Marechal, um ano e meio depois de ter sido promovido a General do Exército.

O general Haftar foi elevado ao grau de Marechal após a tomada, pelas suas tropas, dos terminais petrolíferos no Crescente Petroleiro, no leste da Líbia, e a expulsão dos antigos guardas das instalações petrolíferas dirigidos por Ibrahim al-Jadrane.

Desde o encerramento dos poços petrolíferos de Sedra e de Ras Lanou pelas milícias de al-Jadrane, em agosto de 2013, a Líbia está confrontada com uma diminuição drástica da sua produção petrolífera que não ultrapassa os 300 mil  barris por dia em comparação com uma produção diária de um milhão e 600 mil barris antes dos acontecimentos de 2011.

As forças do Exército líbio, que operam no leste do país, acusaram as milícias de al-Jadrane de ser responsáveis pelas perdas de 100 biliões de dólares americanos registadas pela Líbia e assim, de ter esfomeado  o povo líbio, afirmando ter tomado o controlo dos terminais petrolíferos para pôr termo ao sofrimento do povo líbio que deve recuperar os seus bens.

-0- PANA AD/IN/BEH/IBA/FK/IZ 16set2016

16 Setembro 2016 22:26:29


xhtml CSS