Gbagbo "boicota" reunião da União Africana em Addis Abeba

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O chefe de Estado cessante da Côte d'Ivoire, Laurent Gbagbo, não se deslocará a Addis Abeba (Etiópia)  para participar, quarta-feira, numa reunião convocada pela União Africana (UA), mas far-se-á representar pelo presidente do seu partido, a Frente Popular Ivoiriense (FPI), Pascal Affi N'Guessan, soube a PANA junto desta formação política.

Laurent Gbagbo justifica a sua ausência desta reunião sobre a situação de crise na Côte d'Ivoire pela « deterioração da situação de segurança interna no país ».

Affi N'Guessan deixou segunda-feira Abidjan, na companhia do ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Gbagbo, Alcide Djédjé.

Inicialmente, tinha sido anunciado o nome do presidente do Conselho Económico e Social, Laurent Dona Fologo, como representante de Gbagbo, atualmente engajado numa luta pelo posto presidencial com o candidato da oposição, Alassane Ouattara, depois de ambos terem sido proclamados vencedores da segunda volta das eleições presidenciais de 28 de novembro de 2010.

Esta luta mergullhou o país numa crise profunda com o ressurgimento, há duas semanas, de atos de violência e massacres em confrontos entre os apoiantes dos dois campos.

A União Africana designou um painel de cinco chefes de Estado com vista a encontrar uma solução pacífica para esta crise.

A reunião de quarta-feira, em Addis Abeba, visa finalizar as resoluções do painel que deverão ser submetidas ao Conselho de Paz e Segurança (CPS)  para validação.

-0- PANA GB/TBM/IBA/FK/IZ 08março2011



08 Março 2011 19:52:42




xhtml CSS