Agência Panafricana de Notícias

Gana usa hidroxicloroquina para tratar pacientes de coronavírus

Accra, Gana (PANA) - Pacientes afetados pelo Covid-19 (coronavírus) estão a ser tratados com hidroxicloroquina, declarou quarta-feira o ministro da Saúde, Kwaku Agyemang Manu.

Em conferência de imprensa em Accra, Manu disse ter ordenado à Empresa de Produção de Alimentos e medicamentos (FDA, sigla em inglês) que autorizasse a importação de princípios ativos para o fabrico de hidroxicloroquina a fim de aumentar o estoque do Governo.

"Segundo as nossas leis, o ministro da Saúde tem a autoridade de pedir à FDA que autorize a importação e o uso de medicamentos que não constem da nossa lista. Então, esta ordem foi dada e a FDA deu hoje luz verde a certas empresas farmacêuticas para importarem  ingredientes ativos para fabricar o medicamento a fim de aumentar o estoque do governo", disse.  

A hidroxicloroquina é um medicamento usado para prevenir e tratar o paludismo em regiões onde o paludismo permaneça sensível à cloroquina.

O fármaco é igualmente usado para tratar lúpus e a poliartrite reumatóide. 

O número de casos confirmados de coronavírus no Gana aumentaram de 161 para 195.

Trinta e quatro novos casos foram registados terça-feira, cinco pessoas morreram e 38 outras ficaram curadas, refere-se.

-0- PANA MA/AR/NFB/DIM/DD 01abril2020