Agência Panafricana de Notícias

Gana regista forte aumento de casos de coronavírus

 Accra, Gana (PANA) - O Gana conhece um forte aumento de casos,positivos de coronavírus, o que aumentam receios face a uma pressão notada em infraestruturas de saúde, soube a PANA de fonte sanitária.

Os números mostram que a Direção Nacional de Saúde registou 1.264 casos na véspera do Natal, ligeiramente em baixa, para 1.230 casos no dia 22 de dezembro corrente, ou seja, um aumento diário devido à variante Omicron.

Um perito da saúde pública, Nana Kofi Quakyi, alertou que o sistema de saúde ficará sobrecarregado se a propagação não for controlada.

O número de casos ativos no Gana passou de 973, em meados de dezembro corrente, para 8.554 casos na véspera do Natal, ou seja, 140.221 casos acumulados.

Mortes devidas à covid-19 atingiram 1.283, enquanto 130.384 pacientes estão curados.

De acordo com o diretor de Saúde Pública, Franklin Asiedu Bekoe, a evolução da situação ressalta a importância de os cidadãos aderirem aos protocolos de saúde para se reduzir a sua disseminação.

Para Bekoe, a campanha de vacinação deve ajudar a reduzir o impacto da propagação do vírus.

Autoridades de saúde alertaram para o aumento das atividades sociais durante as festas de fim de ano que podem implicar uma exposiçāo dos casos de covid-19.

Por sua vez, um virologista do Centro Kumasi para a Pesquisa Colaborativa em Medicina Tropical (KCCR, sigla em inglês), Michael Owusu, acredita que a situação no Gana poderia ter sido pior se o Omicron fosse mais virulento.

-0- PANA MA/RA/NFB/JSG/SOC/MAR/DD 29dez2021