Agência Panafricana de Notícias

Gana lança domingo operação de censo de 2010

Accra- Gana (PANA) -- O Gana lança domingo uma operação de censo da população e do habitat visando a recolha de dados estatísticos sobre a composição e repartição demográfica e habitacional, e sobre as instalações para uma planificação mais eficiente, de acordo com o Serviço da Estatística do Gana (GSS).
Esta operação, que vai durar duas semanas, será conduzida por cerca de 50 mil agentes em 27 mil 240 centros de censo, de acordo com o GSS.
Esta informação será essencial para determinar a orientação da política de desenvolvimento do país, indica a mesma fonte.
Pela primeira vez, o recenseamento vai constituir uma fonte importante de dados completos sobre as pessoas com deficiências, o que vai permitir avaliar as suas condições de vida em termos de escolaridade, da sua carreira, do seu estatuto matrimonial e das suas condições de alojamento.
A operação inscreve-se no âmbito do programa de censo mundial de 2010 das Nações Unidas que quase todos os países organizam entre 2005 e 2014.
O Gana organizou 10 operações de censo da sua população desde 1891, tendo a última ocorrido em 2000, ano em que o Gana contava 18 milhões 900 mil habitantes, contra 23 milhões 400 mil atuais.
O Gana participa em 90 porcento no financiamento ajudado pelos doadores de fundo para levar a cabo esta operação estimada em 50 milhões de dólares americanos.