Gana apoia iniciativas de paz na Côte d'Ivoire

Accra, Gana (PANA) – O Governo do Gana exortou as partes e os atores políticos ivoirienses a prestar o seu apoio total às iniciativas do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) com vista a pôr termo à crise persistente no seu país.

Eles deverão igualmente aceitar inteiramente o pedido da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da União Africana e da comunidade internacional para uma resolução pacífica da crise para evitar mais perdas de vidas humanas, de bens e violações dos direitos fundamentais do povo ivoiriense.

« O Governo do Gana reiterou o seu apoio total à posição da União Africana que está conforme com a da CEDEAO e das Nações Unidas para fazer respeitar a integridade do processo eleitoral na Côte d’Ivoire », sublinha um comunicado divulgado em Accra pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional.

Ele indica que o Governo do Gana acompanha com grande interesse os desenvolvimentos políticos e de segurança na Côte d’Ivire desde as eleições controversas de 28 de novembro último no termo das quais tanto o Presidente cessante, Laurent Gbagbo, como o seu opositor, Alassane Ouattara, declararam-se vencedores.

Ele sublinhou o interesse particular para o Gana nos esforços desdobrados pela UA, pela CEDEAO e pela comunidade internacional para pôr termo à situação, nomeadamente a recente posição do Conselho de Paz e Segurança da UA que reconhece a vitória de Ouattara nas presidenciais.

O Gana reitera o seu engajamento no processo de resolução da crise ivoiriense e indica « sem equívoco » que apoia a decisão comum da CEDEAO e da UA.

«O Governo do Gana reafirma o seu compromisso ao processo iniciado neste momento pelo Conselho de Paz e Segurança da UA para a mediação, a conciliação e o restabelecimento da paz na Côte d’Ivoire e para uma atribuição mais conciliatória e mais democrática baseada na escolha legítima do povo ivoiriense”, indica o comunicado.

-0- PANA MA/ASA/AAS/SOC/MAR/TON 26março2011

26 Março 2011 21:35:19




xhtml CSS