Agência Panafricana de Notícias

Gana apoia ilhas Maurícias no lítigio com Grã-Bretanha sobre ilhas de Chagos

Port-Louis, Ilhas Maurícias (PANA) – O Vice-Presidente do Gana, Mahamudu Bawumi,
garantiu, este sábado, ao Governo maurício, o apoio do seu país às ilhas Maurícias, em relação ao dossiê de Chagos.

O Vice-Presidente ganense fez estes pronunciamentos no quadro de uma visita oficial aeste arquipélago no âmbito da comemoração da independência maurícia a assinalar-se a 12 de março corrente.

O arquipélago de Chagos, que compreende várias dezenas de ilhotas, das quais Diego Garcia, situada a um milhar de quilómetros a norte das ilhas Maurícias, que a reivindica junto da Grã-Bretanha que a tomou antes da independência das ilhas maurícias.

O Vice-Presidente ganense, que iniciou o primeiro dia da sua visita oficial às ilhas Maurícias este sábado, já se reuniu com o primeiro-ministro maurício, Pravind Jugnauth, em Port-Louis, a cidade capital do país.

Bawumia advogou uma maior colaboração entre os dois países « pois nós temos muitas coisas por aprender e partilhar, nomeadamente nos setores da economia, da agricultura, do comércio e do investimento”.

“As oportunidades são enormes e pensamos que é uma situação "mutuamente vantajosa para os dois países », declarou o Vice-Presidente ganense cuja estada continua neste país cercado pelas águas do Oceano Índico.

-0- PANA NA/IS/FK/DD 11março2017