Gana acolhe primeiro Fórum/Exposição da CEDEAO sobre minas e petróleo

Abuja, Nigéria (PANA) - A primeira Edição do Fórum/Exposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre as minas e o petróleo (ECOMOF 2015) realizar-se-á de 6 a 8 de outubro de 2015 em Accra, no Gana.

O evento será precedido por uma cerimónia oficial de lançamento, nesta sexta-feira 26 de setembro, presidida por autoridades ganenses encarregues dos Recursos Naturais, da Energia e do Petróleo bem como pelo comissário da Energia e Minas da Comissão da CEDEAO, Morlaye Bangoura.

Ministros do setor mineiro bem como decisores públicos e do privado que operam nas indústrias mineiras e petroleiros oeste-africanas participarão neste encontro a decorrer sob o lema "Valorização dos  recursos minerais e petroleiros da África Ocidental através da cooperação regional".

A edição de 2015 do ECOMOF será marcada por ateliers interativos, por sessões de formação e plenárias, por exposições comerciais, por apresentações por país, por visitas às indústrias  bem como por mesas redondas para destacar e promover o desenvolvimento dos recursos  mineiros e petroleiros da África Ocidental.

O encontro foi institucionalizado pela Conferência dos Chefes de Estado e de Governo sobre a pedido do Conselho de Ministros da organização e depois das recomendações dos ministros encarregues dos recursos mineiros dos Estados-membros.

O seu objetivo é, entre outros, valorizar o potencial mineiro e petroleiro do espaço comunitário, favorecer a integração socioeconómico regional, desenvolver a exposição mineiras artesanal e de pequena escala e a organização de bases de dados geológicos, mineiras e petroleiros na sub-região.

-0- PANA SEG/NFB/DIM/DD 26set2014

26 Setembro 2014 10:38:34




xhtml CSS