Agência Panafricana de Notícias

Gâmbia recebe primeiro lote de vacinas contra coronavírus

Banjul, Gâmbia (PANA)  - A Gâmbia recebeu a sua primeira entrega de 36 mil doses de vacinas contra o coronavírus (covid-19) por intermédio do centro COVAX, menos de uma semana depois de o Ministério da Saúde ter apresentado documentos requeridos para a entrega das mesmas ao país, soube a PANA de fonte oficial.

As vacinas AstraZeneca foram enviadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) por conta do mecanismo COVAX, a partir do Instituto de Serologia da Índia (SII, sigla em inglês), e chegaram terça-feira última à noite ao Aeroporto Internacional de Banjul.

Outras arremessas  de vacinas e seringas contra a covid-19 são esperadas nas próximas semanas, segundo a mesma fonte.

Com a chegada destes fármacos, a Gâmbia junta-se a outros países africanos, tais como o Gana, a Nigéria, a Côte d’Ivoire e Angola, que já receberam vacinas contra a covid-19 no quadro do dispositivo COVAX.

"Este é um evento histórico e capital para a Gâmbia”, regozijou-se o ministro gambiano da Saúde, Ahmadou Lamin Samateh.

"Já que as seringas e vacinas estão aqui, nós aceleraremos os nossos planos para iniciarmos, brevemente, a vacinação dos trabalhadores da saúde, de pessoas com doenças subjacentes e de 65 anos de idade e mais. Eu devo repetir que o Governo da Gâmbia aceita apenas vacinas seguras e eficazes, e estas foram testadas”, afirmou o governante.

Por sua vez, o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na Gâmbia, Gordon Jonathan Lewis, falou que o país entrou na  história.

Reafirmou  o compromisso a favor da equidade das vacinas e assumiu a promessa de não deixar ninguém atrás.

"Ao fornecermos estas vacinas, demos um passo gigante para a retomada para as centenas de milhares de crianças e suas famílias afetadas pela pandemia neste país. Nós estamos impacientes de trabalhar com o Ministério da Saúde, a OMS (Organização Mundial da Saúde ) e outros parceiros chave para apoiarmos o lançamento rápido de uma vacinação que entrará na história”, regozijou-se.

-0- PANA MSS/MA/MTA/IS/FK/DD  03março2021