Gabinete de presidentes de Câmaras francófonos reconduzido

Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- A Associação Internacional dos Presidentes das Câmaras Municipais Francófonas (AIMF) julgou satisfatório o balanço moral e financeiro do seu Gabinete para o exercício 2003/2004, durante a sua 24ª Assembleia Geral que terminou quarta-feira em Ouagadougou.
Durante o encontro, presidido pelo presidente da AIMF e da Câmara Municipal de Paris, Bertrand Delanoë, os presidentes das edilidades francófonas decidiram, por unanimidade, sob proposta deste último, reconduzir a equipa cessante registando como única novidade a entrada da cidade de Cotonou em substituição da de Yaoundé.
Ex-Presidente da República do Benin, o presidente da Câmara Municipal de Cotonou, Nicéphore Soglo, junta-se assim a 14 outros edis de África, América, Ásia e Europa.
"Necessitamos da sua experiência e dos seus conselhos no seio da nossa equipa", explicou Bertrand Delanoë.
A AIMF decidiu igualmente alargar as suas bases, passando de cinco para 10 o número de cidades de cada país membro que podem aderir à organização.
O presidente da AIMF lamentou, entretanto, a ausência de mulheres na equipa dos governadores francófonos, revelando que a próxima Assembleia Geral iria suprir essa lacuna, devendo modificar-se os estatutos da organização no sentido de ter em consideração esta exigência.
As 15 cidades membros do Gabinete da AIMF são designadamente Abidjan, Bamako, Brazzaville, Beirute, Casablanca, Cotonou, Dakar, Libreville, Liège, Ouagadougou, Paris, Phnom Penh, Quebeque, Saint-Louis e Túnis.
Numa entrevista concedida terça-feira à PANA em Ouagadougou, Delanoe realçou "os valores de fraternidade e de solidariedade comum" da sua organização e anunciou a inauguração, quinta-feira, em Ouahigouya (180 quilómetros a norte de Ouagadougou), de um liceu comunal, de um centro de saúde buco-dental e oftalmológico, bem como um centro cultural e desportivo.
A 24ª Assembleia Geral dos Presidentes das Câmaras Municipais Francófonas decorreu na véspera da X Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF), prevista para sexta-feira e sábado em Ouagadougou sob o lema : "A Francofonia, espaço solidário para um desenvolvimento sustentável".

25 Novembro 2004 21:54:00




xhtml CSS