Gabão organiza cimeira da CEAC

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A capital do Gabão, Libreville, acolhe este mês uma cimeira sobre a segurança da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEAC), soube-se esta quarta-feira de fonte oficial.

A informação foi avançada pelo presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, e presidente em exercício da CEAC, que esta terça-feira efetuou uma visita de Estado ao arquipélago são-tomense para convidar São Tomé e Príncipe a participar no encontro.

Em declarações à imprensa à saída do encontro com o seu homólogo Evaristo Carvalho, Ali Bongo disse que o desenvolvimento económico de África e o estabelecimento de parcerias económicas entre os Estados-membros da organização dependem da estabilidade.

“Neste momento, a nossa sub-região tem alguns problemas. Não só problemas ao nível da segurança. Em alguns países são conflitos provocados pelo exterior”, apontou.

A cimeira de Libreville visa abordar, entre outras questões, os conflitos armados no Tchad e nos Camrarões, dois países alvos de incursões do grupo rebelde nigeriano Boko Haram.

“A miséria, a pobreza, não são coisas boas. Daí que precisamos de trabalhar juntos para encontrarmos uma solução conjunta", declarou.

-0- PANA RMG/IZ 07março2018

07 Março 2018 17:10:16


xhtml CSS