Gabão acolhe colóquio internacional sobre crítica literária francófona

Libreville- Gabão (PANA) -- O primeiro colóquio internacional sobre a crítica francófona iniciou-se segunda-feira na Universidade Omar Bongo de Libreville na presença de vários especialistas nesta matéria, constatou a PANA no local.
Sob o lema : "Será que a crítica africana existe mesmo ?", este encontro de quatro dias vai balancear a literatura francófona depois dos sucessos obtidos pelos colóquios de Yaoundé (Camarões) em 1973 e de Lubumbashi (RD Congo) em 2005.
Na abertura do encontro, o ministro gabonês do Ensino Superior, Dieudonné Pambo, declarou que o mesmo é uma ocasião para os docentes e pesquizadores gaboneses partilhar as suas experiências e suas abordagens críticas com as de outros especialistas vindos de outros países "com vista a repôr eventualmente em causa certos conhecimentos e fazer evoluir colegialmente o pensamento sobre a crítica literária francófona".
"O encontro, que reúne universitários vindos de vários continentes do mundo, permite constituir uma rede dinâmica de trocas e reconciliar evidentemente a ciência e a solidariedade, a ciência e o cosmopolitismo", indicou por sua vez o reitor da Universidade Omar Bongo de Libreville, o professor Fidèle Nze Nguéma.

21 Janeiro 2008 23:23:00




xhtml CSS