Agência Panafricana de Notícias

G5 encoraja políticos togoleses a retomar diálogo para uma saída da crise

Lomé, Togo (PANA) - O Grupo G5, formado pela delegação da União Europeia (UE), pela Coordenação do Sistema das Nações Unidas e pelas embaixadas da Alemanha, França e dos Estados Unidos no Togo, encorajou os atores políticos locais ao diálogo face à disponibilidade manifestada pelo Governo, soube à PANA quarta-feira de fontes diplomáticas, em Lomé.

A UE, o Sistema das Nações Unidas, as embaixadas da Alemanha, França e dos Estados Unidos no Togo afirmam, num comunicado conjunto, ter acolhido "positivamente as medidas de apaziguamento anunciadas pelo Governo" e apelam por isso a "todas partes interessadas para retomar o diálogo e sair da crise atual ".

Também encorajam as partes togolesas a "aproveitar esta oportunidade para trabalhar juntos para o desenvolvimento do país".

Os cinco integrantes do G5A lembram que constituem os principais doadores para o Togo e intervém no apoio à governação, política e económica no país. .

Desde o início da crise sobre as reformas, elas aconselham o diálogo e o respeito pelos direitos e liberdades dos cidadãos.

-0- PANA FAA/DIM/IZ 08nov2017