Fundo Mundial de Luta contra Sida concede $ 218 milhões ao Mali

Bamako, Mali (PANA) - O Fundo Mundial de Luta contra a Sida, Paludismo, Tuberculose e Ébola concedeu ao Mali um apoio financeiro de 218 milhões de dólares americanos num período de quatro anos com vista a lutar eficazmente contra estas doenças, anunciou, terça-feira em Bamako, o seu diretor, Mark Dybub.

Criado em 2002, o Fundo Mundial constitui uma parceria entre os Governos, a sociedade civil, o setor privado e as pessoas afetadas pelas doenças. Ele recolhe e investe anualmente quase quatro biliões de dólares americanos no apoio a programas realizados por especialistas locais em mais de 140 países.

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, acompanhada pelo diretor executivo da ONUSIDA, o Maliano Michel Sidibé, e pelo diretor-geral do Fundo Mundial, Mark Dybub, encontra-se, desde sábado último, em Bamako a convite do Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita.

A missão integra igualmente Jean-François Delfraissy, coordenador de todas as operações nacionais e internacionais de respostas à epidemia de Ébola do Governo francês.

Esta missão visa proceder com as autoridades malianas a uma análise da situação, das necessidades e das modalidades de reforço coordenado para a execução do plano nacional de resposta contra o vírus do Ébola.

-0-  PANA GT/IS/FK/TON  26nov2014

26 Novembro 2014 18:22:15


xhtml CSS